quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Destino: Finisterra.

FINISTERRA
O Cabo Finisterra (tb. Fisterra) é um promontório de granito,
de uma altura de 600 m, situado no concelho
de Fisterra, província da Corunha, na Galiza (Espanha), constituindo uma península de 3 km de comprimento. O cabo serve de linha divisória entre as Rias Baixas e as Rias Altas galegas.




ÚLTIMA ETAPA DOS CAMINHOS DE SANTIAGO
Localizado ao redor de 90 km de Santiago
é o destino final para parte dos peregrinos do caminho de Santiago. Esta tradição, que parece remontar séculos atrás, poderia provir quer do culto à Ara Solis (culto em honra do Sol) quer na existência de hospitais em Cee, Corcubión e a mesma Fisterra.



OUTRAS LENDAS E TRADIÇÕES
No vizinho Monte do Facho, existia um menir fincado de pé contra o qual os casais, seguindo ritos celtas, copulariam para melhorar a fertilidade. O menir seria demolido no século XVIII por clérigos locais.
Há também, perto do lugar uma série de pedras ligadas a lendas religiosas: as pedras santas, as pedras manchadas de vinho, a cadeira de pedra, etc.
Há autores que identificam o cabo Fisterra com o antigo Promontório Nerio dos geógrafos romanos, enquanto outros situam neste lugar a Ara Solis, na qual se praticava o culto ao Sol.


A VIAGEM

A viagem tem início marcado para o dia 15 de Agosto e vai decorrer durante 6 dias, percorrendo, no primeiro dia, Albergaria-a-Velha, Oliveira de Azeméis e S. João da Madeira.
No dia 16 o percurso segue Porto, S. Pedro de Rates e Esposende.
No dia 17, Viana do Castelo, Caminha e Vila Nova de Cerveira.
No dia 18, quarto dia da jornada, Valença, Tui, Porriño, Redondela e Pontevedra e no quinto dia, 19 de Agosto, Caldas de Reis, Padron e Santiago de Compostela.
Ao sexto dia uma nova etapa da aventura, o caminho Santiago de Compostela – Cabo Finisterra. Serão mais 90 km a somar aos cerca de 380 km entre Vouzela e a capital da Galiza.
Com a “Credencial do Peregrino”, que será carimbado nas igrejas e albergues ao longo do caminho, na chegada a Santiago adquire-se o direito à “Compostela”, o certificado oficial de Peregrino de Santiago, emitido pela Catedral de Santiago de Compostela.